FAQ

COMO FUNCIONA O TRABALHO DA MTV INTERCÂMBIOS DE RECRUTAMENTO?

Somos procurados por empresas internacionais para encontrar profissionais qualificados na América do Sul que desejem ter a experiência de trabalhar a bordo de navios transatlânticos, hotéis, restaurantes e em diversas outras áreas. Possuímos agentes treinados em Dubai pelo Departamento de Recursos Humanos de uma grande empresa para saber escolher os candidatos dentro dos padrões deles de cultura, religião e comportamento. Desde 1998 recrutamos pessoas para navios cruzeiros americanos, fomos os pioneiros, em seguida para trabalhar em parques da Disney, estações de esqui nos EUA e fazendas na Nova Zelândia. Agora abrimos o mercado para o Oriente Médio, em destinos turísticos exóticos como Dubai, Abu Dhabi, Doha, Bahrain e outros.

POR QUE ESTAS EMPRESAS VÊM RECRUTAR NO BRASIL?

Trabalham nos hotéis e restaurantes mais de 60 nacionalidades, entre elas destacamos: Filipinos, Indianos, Chineses, Paquistaneses, Romenos, Búlgaros, Australianos, Europeus em geral e Latinos Americanos. Brasileiros são bem-vindos, pois são conhecidos como um povo alegre, bons profissionais e gostamos de estabilidade profissional. Desde criança sabemos que muitos jogadores de futebol vão para o exterior em busca de ótimos salários. Agora são os profissionais de hotelaria, gastronomia, TI, saúde e outras áreas que estão tendo a oportunidade de viajar com o intuito de suprir a necessidade de mão de obra em áreas de desenvolvimento acelerado. Em Dubai, por exemplo, apenas 20% dos habitantes são Árabes e a língua oficial falada na cidade é o Inglês.

QUAIS SÃO AS GARANTIAS DE QUE CONSEGUIREI UM EMPREGO LEGALIZADO?

Somos 100% experientes em emigração, as empresas que representamos são as mais conhecidas do mundo nos segmentos de cruzeiros, bares, restaurantes e hotéis. Essas empresas seguem as regras do Ministério do Trabalho de seus países e das demais autoridades. A Rede Record de TV foi a Dubai e filmou nossos clientes no local de trabalho, veja aqui a Ivana de Campinas - SP e seu chefe dando depoimento. A equipe do programa da Ana Maria Braga da Rede Globo ficou um dia inteiro presenciando um evento que fizemos para recrutar 300 pessoas, assista aqui. Lá é uma Teocracia, ou seja, regime político regido pela religião, portanto crimes e delitos são considerados pecado e não tolerados pelas autoridades em hipótese alguma.

VOCÊS AUXILIAM NA AQUISIÇÃO DO VISTO DE TRABALHO?

Sim. Você recebe por e-mail de seu empregador um “pré-visto” e viaja para o destino onde é carimbado seu passaporte e providenciado junto ao seu empregador o Residence Visa.

QUANTO EU VOU GANHAR LÁ?

Depende de sua experiência, na região o salário mínimo para cargos operacionais gira em torno de USD 800 (pagos na moeda local de cada destino e livre de impostos), mais um estruturado pacote de benefícios que geralmente compreende plano de saúde, acomodação, alimentação, transporte de ida e volta ao trabalho, férias anuais etc. Já assessoramos clientes para cargos que pagam salários de mais de 5 mil dólares.

QUAL O MÁXIMO QUE POSSO GANHAR?

Profissionais que trabalham em cargos operacionais em restaurantes e hotéis têm um salário fixo baixo para motivar o funcionário a atender MUITO BEM os clientes e com isso ganhar a taxa de serviço: os famosos 10% e gorjetas. Recentemente abriram vagas com salário oferecido de mais ou menos R$ 15.000,00. Já temos uma cliente, Marcela dos Anjos, que começou como Hostess e chegou ao cargo de Gerente Regional de Eventos com salário superior a USD 5.000. As promoções lá são rápidas e os profissionais valorizados pelas empresas, basta desempenhar um bom trabalho.

POSSO LEVAR A MINHA ESPOSA/MARIDO PARA TRABALHAR NA MESMA EMPRESA?

Sim, é possível, casais legalmente casados ou com união estável comprovada podem trabalhar e morar juntos quando qualificados.

POSSO LEVAR FILHOS?

Sim, desde que seja contratado(a) como Gerente ou Diretor(a). Para contratações em cargos inferiores, não é permitido levar dependentes.

POSSO LEVAR GATOS, CACHORROS OU OUTROS PETS?

Somente se alugar um apto por própria conta, no alojamento oferecido pelo empregador não pode.

COMO É O MEU ALOJAMENTO?

Assista a um exemplo Aqui. Visitamos os alojamentos pessoalmente em 2006 antes de mandar o primeiro cliente para lá e gostamos do que vimos. Parecem alojamentos em campus universitários de grandes faculdades federais e a cada ano que passa ficam mais modernos. Os empregadores enviam fotos dos alojamentos oferecidos aos candidatos aprovados antes da viagem para avaliação e cobramos um relatório de chegada no destino para ter certeza de os padrões atendem o que foi combinado entre as partes.

COMO SÃO AS REFEIÇÕES?

Muitas vezes há restaurantes self-service dentro do complexo do alojamento com diversas opções de pratos quentes e saladas que servem pratos típicos dos países da maioria dos funcionários. Geralmente são servidas 3 refeições ao dia, grátis, até nos dias de folga. Porém, em alguns casos as empresas oferecem somente a “duty meal”, refeição no ambiente de trabalho entre um turno e outro, cada empregador tem sua própria política.

QUAL O PERFIL IDEAL DOS CANDIDATOS PARA TRABALHAR NA REGIÃO?

Pessoas motivadas que gostem de aprender coisas novas todos os dias, que possuam interesse sobre diversas culturas, flexíveis a adaptação e que possuam pelo menos um nível intermediário de conversação em inglês (a exigência aumenta para cargos que exigem contato direto com o cliente final e de níveis hierárquicos mais elevados). Os candidatos devem possuir entre 18 e 30 anos de idade para posições operacionais e no máximo 35 anos para posições de gestão, formação e/ou no mínimo 2 anos de experiência recente relevante à área de interesse, devem estar em dia com a saúde, de acordo a cumprir um contrato de no mínimo 24 meses no exterior e ser flexível em relação ao local de colocação.

HÁ PROBLEMAS DE INTOLERÂNCIA RELIGIOSA E DE COMPORTAMENTO?

As pessoas devem respeitar os costumes locais, tanto turistas como trabalhadores internacionais.

QUAL O LIMITE DE IDADE?

Nossos parceiros internacionais aceitam receber candidatos com até 45 anos de idade. Para cargos de Gerência ou Diretoria, as empresas são flexíveis mediante candidatos com sólida experiência. Importante saber que quanto maior a idade do candidato, mais elevado é o nível de inglês exigido.

POR QUE ACEITAM STAFF COM POUCO INGLÊS E SEM EXPERIÊNCIA PARA ALGUNS CARGOS?

Devido à urgência que eles têm em contratar profissionais, a falta de candidatos é constante, pois a região se desenvolve em ritmo acelerado e sabem que o mais importante é encontrar uma pessoa com "vontade" em aprender, pois oferecem treinamento total para todos contratados.

SOU MULHER, VOU PRECISAR VESTIR A BURKA OU ABAIA?

Não, pois esse é um traje de quem é adepta à religião Islâmica apenas. Você usará uniforme igual os que são usados no Brasil durante o expediente de trabalho e nas horas livres só deve ser conservadora no vestuário e respeitar os costumes locais.

SE EU QUISER VOLTAR AO BRASIL ANTES, POSSO QUEBRAR O CONTRATO?

Sim, no entanto, na maioria dos casos deverá ressarcir a empresa com o custo da passagem aérea que ela investiu em você. As regras de quebra de contrato estarão explicitas em seu contrato de trabalho, ou seja, saberá das condições da mesma antes de viajar.

HÁ CONTRATOS DE TRABALHO INFERIORES A 2 ANOS?

Sim. Há até estágios de três meses, mas você deve pagar pelas próprias passagens. Há apenas uma rede de hotéis que aceita contrato de apenas 1 ano e envia as passagens de ida e volta. Sujeito a disponibilidade.

COMO É O PROCESSO DE SELEÇÃO?

Primeiramente é feita uma pré-avaliação de currículo de candidato, os selecionados devem então preencher Formulário para uma segunda avaliação, nesse os candidatos podem apontar até 3 cargos que aceirariam no exterior, juntamente com suas informações profissionais para receber um feedback de nosso departamento internacional. Caso o candidato esteja de acordo com o resultado da avaliação recebida, é então firmado o Contrato de Agenciamento mediante o Pagamento da taxa de assessoria. Depois, enviaremos esta documentação para os contratantes no exterior até o candidato ser convidado a fazer entrevistas. Quando aprovado, recebe seu contrato de trabalho, visto, passagem aérea e viaja.

E QUEM NÃO FALA INGLÊS, TEM CHANCES?

Depende muito da formação/qualificação profissional de cada um, se você não está seguro com seu nível de inglês para atender entrevistas, informe-se sobre nosso curso de Inglês MTV Academy.

É UM LUGAR SEGURO?

Sim, pois é uma região que agora vive dos frutos do petróleo e do turismo e precisa ter o máximo de segurança possível. Países como Síria, Irã e Iraque estão bem longe dessas áreas e não afetam em nada a vida na região. É igual ao nosso caso com os problemas da Bolívia e Colômbia, eles não afetam a vida no Brasil. Lá tem não drogas, o álcool é controlado e o crime é praticamente inexistente.

QUAL SERÁ O VALOR DO MEU INVESTMENTO ATÉ EMBARCAR?

Deverá considerar somente o custo para solicitar seu passaporte, a Taxa Administrativa da MTV, possíveis exames médicos solicitados, uma verba para levar e se manter até receber seu primeiro salário e em alguns casos o deslocamento até o aeroporto internacional mais próximo da sua cidade. Independentemente do valor que gastar com esses processos, estimamos que em 1 mês de trabalho no exterior você obtenha o retorno de seu investimento.

QUAL É JORNADA DE TRABALHO?

A mesma da hotelaria Brasileira, 48 horas semanais, seis dias por semana e férias anuais. Você pode viajar nas férias para o Brasil ou fazer pequenas viagens, basta negociar com seu empregador.

QUANTO TEMPO DEMORA EM MÉDIA O PROCESSO DESDE A INSCRIÇÃO ATÉ A VIAGEM?

Pode variar em média de 90 a 180 dias, depende do perfil do candidato e de seu desempenho nas entrevistas. Temos vagas sobrando para Garçons, Garçonetes, Hostess, para profissionais de cozinha e outras, portanto o processo é mais rápido para essas funções. Os clientes devem seguir todas nossas orientações para o correto andamento do processo.

QUAIS EXAMES MÉDICOS PRÉ-ADMISSIONAIS TEREI QUE FAZER?

Algumas empresas solicitam os exames antes de emitir seu visto de trabalho, outras exigem que sejam feitos após chegar ao local de destino.
As seguintes condições médicas (incluindo histórico criminal) podem impedir o candidato de viajar:

  • As condições predisponentes à incapacitação súbita
  • Epilepsia, doenças neurológicas progressivas, enxaqueca severa e AVC
  • Doenças respiratórias e doenças cardíacas
  • Doença psiquiátrica (incluindo depressão e transtornos de personalidade)
  • Hepatite B, HIV/AIDS ou qualquer doença contagiosa
  • Gravidez

Caso não tenha encontrado respostas para as suas perguntas aqui, por favor envie sua relação de dúvidas para intercambio@mtvsm.com e em breve entraremos em contato.

OBRIGADO PELO SEU TEMPO, ESTAMOS ANSIOSOS PARA TE ATENDER.